Course categories
Skip available courses
Available courses
Disciplina tutorial com regulamentações bibliográficas, acesso à biblioteca do curso e outros tutoriais importantes.
Estudo panorâmico da história da formação da Bíblia, introduzindo a História e Sociologia Bíblicas em diálogo com outras ciências. Carga horária: 40h.
Estudo do fenômeno religioso narrado em textos que se tornam sagrados e da história da recepção destes textos em diferentes contextos sociohistóricos e culturais.
Estudo das sociedades e culturas representadas no texto bíblico para estabelecimento do Sitz im Leben do processo redacional dos textos bíblicos.
Estudo dos diferentes métodos interpretativos sobre as Escrituras incluindo: hermenêutica rabínica, de gênero, indígena, étnico-racial, econômica, ecológica, decolonial, inclusiva etc.
Estudo das distintas metodologias de exegese bíblica (semântico-estrutural, históricocrítica, histórico-social, histórico-gramatical, alegórica, análise narrativa)
Estudo técnico do Hebraico Bíblico Instrumental aplicado à tradução de perícopes de textos do Primeiro Testamento.
Estudo instrumental do grego koiné, habilitando o aluno para realização de traduções dos trechos completos no grego bíblico, tanto na Septuaginta quanto no Segundo Testamento.
Habilita o estudante na leitura e escrita instrumental do texto hebraico do Primeiro Testamento, da alfabetização à proficiência instrumental com auxílio de léxicos, dicionários e gramáticas.
Estudo técnico do Grego Bíblico Insrumental aplicado à tradução de textos do Primeiro Testamento na Septuaginta e textos do Segundo Testamento.
Disciplina tutorial para construção do projeto de pesquisa de monografia de especialização conforme padrão exigido pelas normas técnicas da ABNT
Orientação da produção do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC e exame de banca.
Uma “cartografia filosófica”, mapeando escolas, autores e movimentos, mostrando a multiplicidade de abordagens possíveis, e as possíveis portas de entrada no universo da Filosofia.
Introdução à Filosofia Antiga através das escolas e pensadores clássicos da Grécia e Roma e as conexões da filosofia com as religiosidades do mundo helenista e romano.
Estudo panorâmico das principais filosofias e religiões que emergiram do Subcontinente Indiano entre 2000 a.C. e século XV d.C.
Estudo panorâmico das principais filosofias e religiões que emergiram na China no período mais ou menos do segundo milênio a.C. até cerca do século XIII d.C.
Estudo dos principais pontos da obra O Direito da Sociedade do pensador alemão Niklas Luhmann, um dos principais marcos mundiais da Teoria dos Sistemas aplicada ao Direito.
Estudo da noção de "Sistema do Direito" e das doutrinas do Direito desde Kant até Luhmann, observando a importância destas conexões para a teoria e prática jurídicas.
Introdução à produção intelectual de Bruno Latour pelo estudo das seguintes obras: Jamais fomos modernos, Reagregando o Social
Desdobramento com aprofundamento dos estudos de INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE BRUNO LATOUR.
Estudo dos principais nomes do movimento do Realismo Especulativo (Quentin Meillassoux, Ray Brassier, Hamilton Grant e Graham Harman) e teorias como materialismo especulativo, pan-nihilismo e a ontologia orientada a objetos.
Estudo de uma perspectiva sobre a Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann, com análise mais detalhada da obra "O Direito da Sociedade", tentando explorar os principais conceitos trabalhados.
Um olhar diferenciado sobre o livro de Gênesis com participação de 4 professores doutores, especializados em exegese bíblica: Ricardo Lengruber, Lília Marianno, Célia Patriarca e Marcelo Carneiro.
Apresenta um panorama histórico dos manuscritos bíblicos hebraicos produzidos em dois períodos: época antiga (Qumran, Wadi Murabba‘at, Nahal Hever, Massada e Ên-Gedi) e período medieval (códices de Alepo, de Leningrado B19a, de Londres, de Madri, de Lisboa etc.)
Estudo introdutório à Septuaginta indicando a história e transmissão dos textos, o processo hermenêutico na tradução, seu uso por judeus e cristãos e o modo como a LXX traduziu os textos do Tanak.
Um mapeamento o mais amplo possível da literatura judaica e cristã que não entrou no cânon, em especial aquela denominada apócrifa e pseudepigráfica. Analisa os contextos, as estruturas literárias, suas narrativas, descrevendo os grupos por trás dos textos e suas relações coom grupos e textos canônicos.
Um estudo dos textos de Mateus e Lucas a respeito da concepção de Jesus, em busca dos objetivos dos autores do texto antes que o nascimento virginal se tornasse um dogma da cristandade.
A cristologia será estudada, desta vez, no corpo epistolar da literatura neotestamentária: as cartas paulinas e os escritos provenientes do ambiente judaico-cristão, em busca de uma síntese cristológica de todo o segundo testamento.
Após uma contextualização acerca da comunidade do discípulo amado, haverá uma síntese teológica dos principais títulos cristológicos na literatura joanina (1João, o Quarto Evangelho, o Apocalipse de João).
Estudo da cristologia presente nos escritos sinóticos: evangelho de Marcos, evangelho de Mateus e
obra lucana (evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos), os principais títulos cristológicos e uma síntese teológica.