Um olhar diferenciado sobre o livro de Gênesis com participação de 4 professores doutores, especializados em exegese bíblica: Ricardo Lengruber, Lília Marianno, Célia Patriarca e Marcelo Carneiro.
Apresenta um panorama histórico dos manuscritos bíblicos hebraicos produzidos em dois períodos: época antiga (Qumran, Wadi Murabba‘at, Nahal Hever, Massada e Ên-Gedi) e período medieval (códices de Alepo, de Leningrado B19a, de Londres, de Madri, de Lisboa etc.)
Estudo introdutório à Septuaginta indicando a história e transmissão dos textos, o processo hermenêutico na tradução, seu uso por judeus e cristãos e o modo como a LXX traduziu os textos do Tanak.
Um mapeamento o mais amplo possível da literatura judaica e cristã que não entrou no cânon, em especial aquela denominada apócrifa e pseudepigráfica. Analisa os contextos, as estruturas literárias, suas narrativas, descrevendo os grupos por trás dos textos e suas relações coom grupos e textos canônicos.
Um estudo dos textos de Mateus e Lucas a respeito da concepção de Jesus, em busca dos objetivos dos autores do texto antes que o nascimento virginal se tornasse um dogma da cristandade.